A TV Globo exibe, nesta sexta-feira (14), a última edição de 2018 do Globo Repórter, programa semanal com reportagens especiais. Dessa vez, o tema será a África do Sul, país mais desenvolvido do continente africano e marcado pelo regime de apartheid no século XX, que teve Nelson Mandela como maior líder de resistência. Além da boa produção, o programa também é especial para o repórter Francisco José, que atinge a marca de 100 programas do Globo Repórter, a maior entre todos os integrantes da emissora global.
Durante 32 dias no território sul-africano, a equipe da TV Globo se dividiu entre curiosidades, descobertas e relatos do povo da África do Sul. Entre as atrações que podem ser vistas nesta sexta-feira (14), a fauna terrestre do país, ao sul do continente: rinocerontes ameaçados de extinção por conta da alta matança de 1.000 animais da espécie por ano, cerca de 3 por dia, a Ilha dos Pássaros, onde as aves vivem em revoadas livres e a história do elefante Jabulani, recuperado da caça e que continua dócil e livre na Savana africana.
Além disso, um local de produção de 98% dos vinhos da África do Sul, uma floresta típica onde árvores estão ameaçadas de extinção e a relatos do povo negro na resistência para derrubar o regime de segregação racial do apartheid, no século passado.
Outro diferencial da reportagem especial é a parte submarina com o mergulho ao lado de tubarões brancos em uma baía no sul da África, em meio à água turva e gelada. O mergulho nas duas extremidades dos Oceanos Índico e Atlântico e a colônia de pinguins sob temperatura de 10ºC, ameaçados de extinção, também impressionam por conta da beleza submarina do continente africano.
A exibição do centésimo Globo Repórter de Francisco José será às 22h15 (horário de Pernambuco), na TV Globo, nesta sexta-feira (14). Veja abaixo algumas imagens da expedição no continente da equipe da emissora televisiva:
A equipe do Globo Repórter na África do Sul, formada pelo cinegrafista Fábio Pereira, o repórter cinematográfico Francisco Júnior e a produtora Mariana Fontes, do projeto Globo Natureza.
(Fotos: Divulgação / Francisco José)