O deputado federal reeleito Gonzaga Patriota (PSB) presidirá a sessão de aberturas dos trabalhos legislativos no dia 1º de fevereiro. O pernambucano, mais antigo da Casa com 11 mandatos, vai conduzir a posse dos 513 deputados que iniciam o novo mandato e também vai comandar a eleição dos sete cargos da Mesa Diretora. Gonzaga, inclusive, seria o nome da vez dentro do PSB para postular um cargo na Mesa, mas vai abdicar para presidir a primeira sessão da nova legislatura.
“Eu teria o direito pela ordem interna do partido a ser o candidato do PSB a algum cargo da Mesa, mas vou desistir desse direito porque fazer parte dela eu posso a qualquer tempo, mas decano eu não sei se serei por muito tempo. Então vou desistir da minha candidatura a um cargo na Mesa e vou presidir a sessão de abertura dos trabalhos legislativos”, declarou Gonzaga nessa segunda-feira (21) à reportagem do Portal RCF.
Estão em jogo, além da tão cobiçada presidência, duas vice-presidências da Câmara e quatro secretarias. Todos os parlamentares votam para os sete cargos e ainda elegem quatro suplentes para substituição em casos de cassação, renúncia, morte ou afastamento do cargo para outras atividades.