( Foto: Helia Scheppa )

Paulo Câmara se reúne com bancada de Pernambuco no Senado

O governador Paulo Câmara (PSB) recebeu, nesta quarta-feira (16), no Palácio no Campo das Princesas, os três senadores pernambucanos – Jarbas Vasconcelos (MDB), Humberto Costa (PT) e Fernando Bezerra Coelho (MDB) – para apresentar e debater a continuidade de projetos e ações prioritárias para o desenvolvimento social e econômico de Pernambuco. Entre elas, as obras da Adutora e Ramal do Agreste; Adutora do Pajeú; e Ferrovia Transnordestina, além da requalificação de estradas como as BRs 232 e 423. “Avaliamos uma série de ações importantes para o nosso Estado e entendemos que, em conjunto, é possível fazer com que elas andem de maneira mais célere no âmbito do Governo Federal”, destacou Paulo Câmara.

Durante a audiência, o chefe do Executivo também enfatizou a importância do diálogo e da união de esforços na busca por um Pernambuco cada vez mais desenvolvido. “Foi um momento em que pude ouvir também as sugestões dos senadores. Então, foi uma reunião boa, porque a nossa ideia é contar com o apoio dos senadores, do Poder Legislativo, seja aqui ou em Brasília, para destravar obras importantes para o desenvolvimento do Estado e, ao mesmo tempo, acompanhar mais de perto essas ações tão importantes”, frisou. Também foram abordados na reunião temas como a Hemobrás, apoio para manutenção dos estaleiros em Suape, ampliação e manutenção das áreas de irrigação no Sertão e obras de requalificação da navegabilidade no entorno do Porto do Recife.

O senador Fernando Bezerra Coelho, que tem mandato até janeiro de 2023, ressaltou importância do Ramal do Sertão. E o senador eleito Jarbas, da autonomia de Suape e duplicação da BR-423, que liga o Recife a Garanhuns. Jarbas e Fernando, atualmente adversários políticos, sentaram no mesmo sofá, apesar de terem travado uma disputa árdua antes das eleições de 2018 pelo comando do MDB em Pernambuco. FBC tinha pretensões de se lançar como candidato a governador em oposição a Paulo, enquanto Jarbas, emedebista histórico, queria que a sigla se mantivesse aliada ao PSB para que se candidatasse, como aconteceu, a senador pela Frente Popular. Nas eleições recentes, Fernando apoiou Armando Monteiro (PTB) em oposição a Paulo na disputa pelo Governo do Estado.

O senador Humberto Costa, reeleito em outubro do ano passado, avaliou que o encontro evidenciou um consenso sobre os pleitos prioritários. “Boa parte do que foi apresentado era o que já estava no radar dos três senadores. Acho que realmente a Adutora do Agreste é uma obra muito importante, assim como a conclusão da Adutora do Pajeú, de uma solução para a Transnordestina que não discrimine Pernambuco, a situação dos dois estaleiros e da Hemobrás. Eu acho que os grandes temas estão cobertos. Se nós conseguirmos trabalhar juntos, sem dúvidas isso vai fazer uma diferença importante para o nosso Estado”, enfatizou.

Topo